terça-feira, 27 de outubro de 2015

Violência


O que é a violência?


A violência é " um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação moral a outro ser vivo", ou seja, quando praticamos o ato de violentar alguém, queremos ferir essa pessoa.

- Na minha opinião, não foi para "isto" que lutamos ao longo de todos estes anos, não lutamos para termos de agredir o outro ser vivo, lutamos para isso não ter de acontecer.Depois de tanta evolução, aprendemos que falar mostra os nossos pontos de vista, não precisamos bater. Até existe a famosa frase " é a falar que as pessoas se entendem".
- No outro dia vi um vídeo de teor violento, a minha única reação foi "não foi para isto que lutamos tanto.", e depois há sempre aquela pergunta " porquê filmar isto?" , ou " porque pôr na internet este vídeo?", pelos vistos a pessoa que filma acha piada.
- Todos nós temos o nosso instinto animal, e continuamos todos a ser animais, mas somos animais racionais.
Se nos ensinaram a "domesticar" o nosso lado animal, e que só devemos usá-lo em última opção, porquê usar em coisas minimas? "para mostrar poder e superioridade". Então e onde fica a história da igualdade?

No papel, apenas no papel. Mas, deveríamos estar todos de acordo no uso da violência apenas em ultima opção/recurso, mas não estamos, e sendo assim a igualdade nesse ponto não existe.
- Imaginemos uma pessoa que não é agressiva,está a andar na rua, e chega uma pessoa de carácter agressivo. O que a pessoa não agressiva deve fazer? Defender-se e descer ao ponto da violência ou continuar fiel a si mesma e passando a expressão "deixar o outro bater-lhe?".

- Complicadíssimo. É complicada a resposta, ao deixarmos o outro bater-nos, estamos a ficar com danos físicos e até psicológicos, e podemos nem sobreviver. E por outro lado, também estamos a contar com a justiça (que depois daquele infeliz acontecimento o agressor seja "castigado"), mas a maior parte das vezes isso não acontece e o agressor não tem nenhum tipo de "castigo". 
- Por outro lado, se decidirmos defender-nos, podemos ter sucesso, ou não,mas, "fizemos justiça pelas nossas próprias mãos", o que tem o seu lado mau também, pois quando duas pessoas ficam em modo agressivo, a agressividade aumenta e normalmente não pára por ali e vão se envolvendo outras pessoas e famílias e afins. 

- Será que vale a pena usar a violência?


- Imaginem um mundo onde não existe violência. "Um mundo de sonho".
- Quando falo de violência, refiro-me a todos os tipos, psicológica e física, muitas vezes essa violência já parte de casa (pais que maltratam os filhos / filhos que maltratam os pais).
 Existe aquele ditado "não faças aos outros aquilo que não gostas que te façam a ti".


- Vale a pena voltarmos a ser o que eramos? Vale a pena regredirmos na história?




                                                                                                                               



Nenhum comentário:

Postar um comentário